quinta-feira, 30 de abril de 2020

Conheça versos inéditos de Tom Jobim para Luma de Oliveira



Se Tom Jobim se rendeu a ela, quem somos nós para contestar? A ex-modelo Luma de Oliveira, 55 anos, revelou somente agora o elogio em forma de letra que o compositor lhe fez em 1989:

“Minha Luma verdadeira,
mulher brasileira,
tem samba,
tem ginga,
ela dança à noite inteira.
Ama o Carnaval,
o subúrbio,
o Rio de Janeiro,
porque Luma de Oliveira,
é Luma pra vida inteira.”

Ela lembra da dúvida que sempre habitou o imaginário de tom: “a beleza e a classe de luma é Coisa de Deus ou do Diabo”?

*****

Luma de Oliveira fala sobre momentos com Tom Jobim:
'Chegou a dizer que não sabia se eu era coisa de Deus ou do diabo'


A foto com dedicatória que Luma que ganhou de Tom Jobim

Do outro lado da linha, Luma se derrete ao se lembrar do momento: “Tom estava em Nova York e uma amiga foi visitá-lo. Ele disse que era meu fã e me enviou essa foto. Perdi o fôlego quando recebi a imagem. Para mim, paixão e encantamento são palavras avassaladoras. Mandei fazer camiseta e porta-retrato, porque sou dessas”, recorda. Na sequência, ganhou mais elogios. “Numa entrevista para a revista 'Playboy', Tom chegou a dizer que não sabia se eu era coisa de Deus ou do diabo. Tudo na maior elegância e cortesia.”

O texto que movimentou as redes no fim de semana foi escrito a pedido da própria musa, em 1990, para acompanhar um ensaio que estrelou para a “Playboy”. Luma acabara de ser eleita pela publicação com a “mulher da década”. “Começamos a nos falar depois que recebi a foto. Liguei para pedir apenas umas linhas. Mas veio aquela poesia linda. Estivemos juntos, em sua casa no Jardim Botânico, em duas oportunidades. Em nossos papos, falávamos sobre suas músicas. Ele era nobre e intelectual, mas tinha uma simplicidade que atingia pessoas como eu.”

Um dos episódios mais marcantes foi um show de Tom no Jockey Club do Rio. “No meio da apresentação, ele agradeceu a presença de alguns convidados e na hora de citar meu nome, disse assim: 'Luma de Oliveira foi eleita a mulher da década; mas, na minha opinião, seria do milênio'. Na hora pensei: Deus está entre nós.' Esse acontecimento foi de uma relevância e importância tão grande.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário