segunda-feira, 13 de abril de 2020

O último recado



Oi, pessoal, estou aqui na Gávea entre minha casa e o escritório, que ficam próximo, cumprindo minha quarentena, tocando e escrevendo sem parar. Este cordel nasceu na madrugada do dia 17 (de março de 2020), envio para apreciação de vocês. Boa sorte.

Quarentena*

Moraes Moreira

(1947 - 2020)

Eu temo o coronavírus
E zelo por minha vida,
Mas tenho medo de tiros,
Também de bala perdida.
A nossa fé é a vacina,
O professor que me ensina,
Será a minha própria lida.

Assombra-me a pandemia,
Que agora domina o mundo,
Mas tenho uma garantia:
Não sou nenhum vagabundo,
Porque todo cidadão
Merece mais atenção,
O sentimento é profundo.

Eu não queria essa praga,
Que não é mais do Egito.
Não quero que ela traga,
O mal que sempre eu evito,
Os males não são eternos,
Pois os recursos modernos
Estão aí, eu acredito.

De quem será esse lucro
Ou mesmo a teoria?
Detesto falar de estupro,
Eu gosto é de poesia,
Mas creio na consciência
E digo não todo dia.

Eu tenho medo do excesso,
Que seja em qualquer sentido,
Mas também do retrocesso,
Que por aí está escondido,
Às vezes é o que notamos,
Passar o que já passamos,
Jamais será esquecido.

Até aceito a polícia,
Mas não quando muda de letra
E se transforma em Milícia.
Odeio essa mutreta,
Pra combater o que alarma.
Só tenho mesmo uma arma,
Que é a minha caneta.

Com tanta coisa ainda cismo...
Estão na ordem do dia.
Eu digo não ao machismo,
Também a misoginia.
Têm outros que eu não aceito
É o tal do preconceito
E as sombras da hipocrisia.

As coisas já foram postas
Mas prevalecem os relés.
Queremos, sim, ter respostas
Sobre as nossas Marielles.
Em meio a um mundo efêmero,
Não é só questão de gênero,
Nem de homens ou de mulheres.

O que vale é o ser humano
E a sua dignidade.
Vivemos num mundo insano,
Queremos mais liberdade,
Pra que tudo isso mude
Certeza, ninguém se ilude,
Não tem tempo, nem idade.

* O último texto de Moraes Moreira.

Moraes Moreira morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro. Conforme assessoria do artista, ele morreu nesta segunda-feira (13.04.2020), por volta das 6h, após sofrer um infarto agudo do miocárdio. Segundo Eduardo Moraes, irmão do cantor, o corpo de Moraes Moreira foi encontrado no apartamento em que ele morava. O artista vivia sozinho, segundo o irmão.

Em 17 de março deste ano, ele fez a última postagem no Instagram falando sobre a quarentena (texto acima) que o mundo vive por causa da Covid-19.

Antônio Carlos Moraes Pires, conhecido como Moraes Moreira, nasceu em Ituaçu, Bahia e faleceu em 13 de abril de 2020, no Rio de Janeiro.

Moraes Moreira por Juliano Meskyta

Nenhum comentário:

Postar um comentário