domingo, 10 de fevereiro de 2019

Pelo bem do nosso planeta


                    
Qual o tamanho da sua pegada ecológica?
      
Pegada ecológica é um conceito que alerta para o tipo de impacto que cada ser humano imprime ao Planeta Terra durante sua existência. Reflita sobre as suas respostas para algumas perguntas e aproveite para formular novas questões.

→ Você sabe de onde vem e como foi processada a água que você consome?

→ Sabe para onde vai (e em que estado de contaminação) a água que você devolve para o esgoto? Já pensou em mudar os produtos de limpeza para opções mais ecológicas?

→ Quanto quilowatts de energia elétrica consome sua residência? Conhece formas alternativas de captação de energia? Conhece o sistema doméstico de produção e aproveitamento de energia fotovoltaica?

→ Já fez uma média de quanto uso de combustível fóssil poderia reduzir através de caminhadas, caronas, transporte público, bicicleta?

→ Você recicla devidamente o lixo de sua casa? Já visitou alguma vez uma usina de reciclagem para entender o funcionamento dos caminhos do lixo? Já conversou com recicladores? Sabe que pode reciclar em casa seu lixo orgânico e produzir terra com composteiras domésticas?

→ Você dá preferência para alimentos agroecológicos, produzidos sem veneno? Alguma vez questionou sobre quantos quilômetros aquele alimento percorreu (e consumiu de energia) para chegar até a sua mesa?

→ Você reflete sobre as formas de produção de materiais de uso (roupas, móveis, objetos, etc.). Sabe se foram produzidos de forma ambientalmente correta e socialmente justa?

→ Você se informa sobre como praticar o consumo consciente? (consulte Instituto Akatu – Consumo consciente para um futuro sustentável akatu.org.br)

A força do verbo de cada um


Para conjugar o tempo do futuro, escolha seus verbos e ações. E amplie a sua lista:

→ RE-DUZIR: pense antes de consumir. Avalie se é realmente necessário.

→ RE-EDUCAR: a si mesmo e as novas gerações para não cometer os erros do passado.

→ RE-CICLAR: quase tudo pode ser matéria-prima para novos produtos.

→ RE-UTILIZAR: o que não serve mais para um pode ser de extrema utilidade para outros.

→ RE-INTRODUZIR: espécies da fauna e flora na natureza.

→ RE-FLORESTAR: no mínimo para ter uma árvore amiga onde recostar a cabeça.

→ RE-GENERAR: valores de cooperação e solidariedade.

→ RE-PENSAR: porque sempre é tempo de aprender.

→ RE-CUSAR: embalagens desnecessárias, itens desnecessários, materiais plásticos desnecessários, seduções ao consumo.

12 princípios do consumo consciente


Consumir com consciência é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento de bem-estar e não um fim em si mesmo.

01. Planeje suas compras: Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

02. Avalie os impactos de seu consumo: Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.

03. Consuma apenas o necessário: Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.

04. Reutilize produtos e embalagens: Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.

05. Separe seu lixo: Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

06. Use crédito conscientemente: pense bem se o que vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.

07. Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas: Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

08. Não compre produtos piratas ou contrabandeados: Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

09. Contribua para a melhoria de produtos e serviços: Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.

10. Divulgue o consumo consciente: Seja um militante da causa → sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

11. Cobre dos políticos: Exija dos partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente.

12. Reflita sobre seus valores: Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.

Fonte: Instituto Akatu - Consumo consciente para um futuro sustentável
  
(Matérias do jornal Nosso Bem Estar, fevereiro de 2019)


Nenhum comentário:

Postar um comentário