quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Fórmulas da leitura

Algumas fórmulas reconhecidas
 como incrementadoras da leitura:


(01) Um subtítulo destacado, de duas ou três linhas, entre o título e o texto, aumentará o apetite dos leitores pelo festim que está por vir.

(02) Se você começar seu texto com uma grande letra inicial, aumentará a leitura numa média de 13%.

(03) Mantenha o parágrafo inicial limitado a um máximo de 11 palavras. Um primeiro parágrafo longo espanta os leitores. Todos os seus parágrafos deveriam ser tão curtos quanto possível; parágrafos longos são cansativos.

(04) Depois de 5 a 8 centímetros de texto, insira seu primeiro intertítulo; e daí por diante tempere com alguns intertítulos ao longo do texto inteiro. Eles vão conduzindo o leitor adiante. Faça alguns deles sob forma interrogativa, para excitar a curiosidade sobre o próximo bloco de texto. Uma sequência engenhosa de intertítulos destacados pode transmitir a essência de toda a sua proposta de vendas aos leitores apressados, preguiçosos demais para palmilhar todo o texto.

(05) Componha seu texto em colunas não maiores do que 40 letras de largura. A maioria das pessoas adquirem seus hábitos de leitura nos jornais, que usam colunas de cerca de 26 letras. Quanto mais largura, menos leitores.

(06) Tipos menores do que o corpo 9 são de difícil leitura pela maioria das pessoas. Este texto está composto em corpo 12: Times New Roman.

(07) Tipos serifados, como este, são mais fáceis de ler do que tipos do que tipos sem serifa, como este.

(08) Quando eu era garoto, era moda fazer os redatores blocarem o final de cada parágrafo. Desde então, foi descoberto que as “viúvas” incrementam a leitura. Exceto no final de uma coluna, quando elas tornam mais fácil para o leitor abandonar a leitura.

(09) Quebre a monotonia de um texto longo colocando parágrafos-chave em negrito ou itálico.

(10) Insira ilustrações de quando em quando.


(11) Auxilie a leitura dos parágrafos usando → setas, pontos, asteriscos e marcas nas margens.

(12) Se você tem uma porção de fatos não relacionados entre si para citar, não tente relacioná-los com conetivos enfadonhos; simplesmente numere-os, com estou fazendo aqui.

(13) Nunca componha o seu texto em negativo (letras brancas num fundo preto) e nunca o componha sobre um fundo cinza ou de cor. Diretores de arte da velha escola acreditavam que esses artifícios forçavam a s pessoas a lerem o texto; agora, sabemos que eles tornam a leitura fisicamente impossível.

(14) Se você usar entrelinhas entre os parágrafos, aumentará a leitura numa média de 12%.

→ Quanto mais mudanças de tipografia você faz no título, menos pessoas irão lê-lo. Em nossa agência, usamos a mesma família de letras, o mesmo tamanho e o mesmo peso de ponta a ponta nos títulos. Componha o título − e é claro todo o seu anúncio − em caixa baixa. LETRAS MAIÚSCULAS SÃO MAIS DIFÍCEIS DE LER, PROVAVELMENTE PORQUE NÓS APRENDEMOS A LER em letras minúsculas. As pessoas leem todos os livros, jornais e revistas em letras minúsculas.

(...)

(Do livro “Confissões de um publicitário – David Ogilvy”)


David MacKenzie Ogilvy (23 de junho de 191121 de julho de 1999) foi um publicitário fundador da Ogilvy & Mather. Ele é amplamente aclamado como “o pai da propaganda”. Em 1962, a Revista Time o chamou de “o mago mais procurado na indústria de publicidade atualmente”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário