sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Poemas em vários estilos


Prova difícil

Cornélio Pires

Pregava Nhô Tatinho do Lajão
Numa sessão do centro de Jandira:
- Meus irmãos, a brandura cobre a ira,
Humildade é que vence a tentação!

Ninguém seja teimoso, nem brigão.
Nisso, Nhô Bem, na sala, tosse, vira,
Aponta a mesa e grita meio gira:
- Vancê faz o que fala, meu irmão?

Antes mansinho, a conversar no banco,
Na raiva agora e a levantar de arranco,
Nhô Tatinho berrou para Nhô Bem:

- Saia daqui, miolo de cachaço,
Cale a boca!... Se eu falo mas não faço,
Isso não é da conta de ninguém!

Visita à casa paterna

Luiz Guimarães Júnior

Como a ave que volta ao ninho antigo,
Depois de um longo e tenebroso inverno,
Eu quis também rever o lar paterno,
O meu primeiro e virginal abrigo.

Entrei. Um gênio carinhoso e amigo,
O fantasma talvez do amor materno,
Tomou-me as mãos – olhou-me grave e terno
E, passo a passo, caminhou comigo.

Era esta a sala... Oh! Se me lembro! E quanto!
Em que da luz noturna à claridade,
Minhas irmãs e minha mãe... O pranto

Jorrou-me em ondas... Resistir que há de?
Uma ilusão gemia em cada canto,
Chorava em cada canto uma saudade!

Canção

Cecília Meireles

Se não chover nem ventar,
se a lua e sol forem limpos
e houver festa pelo mar,
ir-te-ei visitar.

Se o chão se cobrir de flor,
e o endereço estiver claro,
e o mundo livre de dor,
ir-te-ei ver, amor.

Se o tempo não tiver fim,
se terra e céu se encontrarem
à porta do teu jardim,
- espera por mim.

Cantarei minha canção
com violas de eternamente
que são de alma e em alma estão,
- De outro modo, não.

Ninguém mais

Cassiano Ricardo

Quando pergunto alguma coisa
ao silêncio da hora triste,
não sei de onde uma voz me responde.

Quando olho no espelho do rio
no azul sem mágoa da planície d′água
vejo alguém que me espia longamente...

Quando vou pela estrada
que serpeia no oceano de areia
sob a lua que me ilumina o passo incerto,
noto que um vulto, alguma sombra estranha,
pelo caminho me acompanha...

Só tenho três amigos!
Meu eco,
minha imagem,
minha sombra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário